top of page

Estimulação dos pontos de acupuntura no tratamento de distúrbios psicológicos: evidência de eficácia


Psicologia Energética é uma modalidade clínica e de autoajuda que combina procedimentos verbais e físicos para efetuar a mudança terapêutica.

Embora utilizando métodos clínicos estabelecidos, como exposição e reestruturação cognitiva, a abordagem também incorpora conceitos e técnicas de sistemas de cura não ocidentais. Seus protocolos mais utilizados combinam, a estimulação dos pontos de acupuntura (tocando, segurando, ou massageando-os) com a ativação mental de um problema psicológico.


A Psicologia Energética tem sido controversa, em parte devido à sua dependência de mecanismos explicativos que estão fora dos quadros clínicos convencionais e, em parte, por causa de reclamações de seus primeiros defensores, sem suporte investigação adequada, quanto à velocidade em alcançar resultados clínicos positivos.


Este artigo revisita alguns dos primeiros pedidos do campo, bem como as práticas atuais, e o avalia no contexto das evidências existentes. A pesquisa bibliográfica identificou 51 artigos científicos que relatam ou investigam os resultados clínicos, após a batida dos pontos de acupuntura, para tratar de questões psicológicas. Os 18 ensaios clínicos randomizados (grupo aleatório de tratamento) foram avaliados criticamente, para a qualidade do projeto, levando à conclusão de que a técnica demonstra fortes efeitos e resultados estatísticos positivos após poucas sessões de tratamento. Critérios para tratamentos baseados em evidências propostas da American Psychological Association, também foram aplicados, incluindo TEPT. Mecanismos neurológicos que podem estar envolvidos nestes resultados, surpreendentemente fortes, também são considerados.



David Feinstein, Ph.D.

Acupoint stimulation in treating psychological disorders: Evidence of efficacy - Review of General Psychology



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • 49803d8eb5ea235a5860ac942caece70_download-png-download-eps-instagram-logo-clipart-png_1024-1024
bottom of page