top of page

Avanços em Psicologia Energética: Uma nova maneira de curar o corpo e a mente


Yoga, meditação, massagem, acupuntura e remédios à base de plantas; estas são apenas algumas das contribuições da medicina oriental para a nossa busca de décadas por maneiras de viver bem com menos comprimidos e com cuidados de saúde menos invasivos. Para isso, eu estou animado para informar que não estão prometendo novas descobertas no campo da psicologia energética, especificamente sobre uma prática chamada Emotional Freedom Technique (EFT), que está levando a nossa busca de soluções holísticas para um novo e excitante nível.

O que é único sobre a técnica da EFT é como ela combina a sabedoria oriental sobre acupressão, ou ‘pontos dos meridianos’, em nossos corpos, com a psicoterapia tradicional ocidental. A prática consiste em tocar com a ponta dos dedos em pontos de meridianos específicos ao falar através de memórias traumáticas e uma ampla gama de emoções. "As leves batidas nos pontos, enviam sinais diretamente para os centros de estresse do cérebro, não mediada pelos lobos frontais (a parte pensante, ativo na terapia da conversa)", explica o Dr. Church, Ph.D., que vem pesquisando e usando EFT desde 2002. A EFT acessa simultaneamente o estresse em níveis físicos e emocionais, ele acrescenta, "EFT dá-lhe o melhor dos dois mundos, corpo e mente, como a obtenção de uma massagem durante uma sessão de psicoterapia".Na verdade, é a capacidade da EFT para acessar a amígdala que a torna tão poderosa, uma parte em forma de amêndoa de seu cérebro que inicia a reação negativa do seu corpo ao medo, um processo que muitas vezes referem-se como a resposta ‘luta ou fuga’.


Ao reduzir o estresse, “a EFT ajuda com muitos problemas. Há o componente de tensão para o desempenho esportivo, empresarial e também para a pressão financeira e doenças. Quando você reduz o estresse em uma área de sua vida, muitas vezes há um efeito benéfico nas outras áreas também" afirma Church. Estima-se que 10 milhões de pessoas em todo o mundo têm usado a técnica para aliviar problemas como depressão, ansiedade e insônia, assim como estresse pós-traumático grave, dores físicas, até mesmo doenças.

Neste ponto, você provavelmente está pensando - como é possível que pessoas inteligentes e sensatas acreditem nisso? Como pode bater em ‘pontos dos meridianos’ e resolver problemas graves de saúde?


Como praticante de EFT e produtor do filme ‘A Solução Tapping’, afirmo que fui perguntado várias vezes ao longo de muitos anos sobre isso. Na verdade, muitas vezes você vai me ouvir me referir à EFT como "batendo essa coisa estranha". Felizmente, há ciência muito real (e resultados!) por trás destas batidas. - Church


Em parceria com o Dr. David Feinstein, Church tem sido capaz de confirmar que tocar em pontos de meridianos específicos tem um efeito positivo sobre os níveis de cortisol. O cortisol, conhecido como o ‘hormônio do estresse’, é parte integrante da ‘luta ou fuga’, resposta do nosso corpo às situações de perigo. Originalmente concebido para nos ajudar a sobreviver à vida selvagem, a resposta de ‘luta ou fuga’ foi essencial quando nossos ancestrais eram confrontados com súbitas situações de perigo, como um tigre, por exemplo.


O corpo libera cortisol, assim como parece que estamos fazendo em resposta ao estresse crônico da vida moderna, mas isso pode ser grave, até mesmo assustador, pois há impactos na nossa saúde física, mental e emocional. Na verdade, viver nesta espécie de ‘modo de sobrevivência’ pode nos tornar mais vulneráveis ​​à tudo, desde câncer até doenças cardíacas, e muito mais.


No estudo do Dr. Church, 83 participantes foram separados em três grupos. Um grupo foi guiado através de uma sessão de EFT de uma hora, o segundo grupo recebeu uma hora de terapia de conversa, enquanto o terceiro, o grupo controle, não recebeu nenhum tratamento. O grupo que fez uma hora de EFT demonstrou uma redução de 24% nos níveis de cortisol, enquanto que os outros dois grupos não mostraram nenhuma mudança real. O grupo EFT também exibiu níveis inferiores de sintomas psicológicos, incluindo a ansiedade, depressão, e outros, tal como medido pela Avaliação Sintoma-45 (SA-45), uma ferramenta de avaliação psicológica padrão.


A pesquisa sugere que a EFT é eficaz devido à sua capacidade percebida para equilibrar o sistema nervoso, pois estabiliza a atividade das regiões parassimpática e simpática.


Responsável por promover a regeneração celular e o relaxamento, a região parassimpática ajuda a retardar o seu batimento cardíaco, apoiar a digestão, e muito mais. O sistema simpático, por outro lado, prepara você para atividades físicas vigorosas, por acelerar o seu coração, e assim por diante.

Como foi observado no estudo de Church, o desequilíbrio, entre essas duas regiões, está associado a uma longa lista de problemas de saúde, pressão alta e problemas cardíacos (mais frequentemente visto em pessoas com a região simpática hiperativa), a depressão, a fadiga e a resposta imune enfraquecida (naqueles com atividade parassimpática excessiva).


Em suas conclusões, Church afirma que a EFT, produz "um estado emocional neutro", que, biologicamente falando, é o padrão ouro da saúde e bem-estar. É também o estado de bem-estar que as pessoas têm procurado alcançar por milênios através de meditação, oração, yoga e outras práticas de atenção plena.


Dr. Feinstein, um psicólogo clínico que usa EFT em sua própria prática, acrescenta que a EFT é "extraordinariamente precisa, rápida e direta para mudar as bases neurológicas de uma série de problemas psicológicos". Na verdade, acrescenta, "o número de terapeutas que usam EFT tem vindo a aumentar rapidamente ao longo da última década, e agora as pesquisas estão mostrando que seus instintos estavam certos. Resultados surpreendentemente rápidos em uma variedade de doenças estão sendo documentados" explica o psicólogo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • 49803d8eb5ea235a5860ac942caece70_download-png-download-eps-instagram-logo-clipart-png_1024-1024
bottom of page